No Giro das Ruas desta semana vamos até a Rua Joaquim Nabuco, no Bairro Tingui

Joaquim Nabuco nasceu em Recife, em 1849. Graduado em letras e em direito, foi diplomata em Washington e Londres. No Brasil, foi eleito Deputado Geral da Província e mais tarde frequentou a redação da Revista Brasileira, onde publicou textos com ideais abolicionistas, que ajudaram a estreitar a amizade com grandes escritores brasileiros. Ocupou a vigésima sétima cadeira de fundador da Academia Brasileira de Letras. A rua no bairro Tingui foi nomeada em 10 de dezembro de 1956, pelo ex-prefeito Ney Braga.

Acompanhe na Reportagem do estudante de Jornalismo, Caio Vinicius, da Universidade Positivo

As casas da rua Joaquim Nabuco têm muita história para contar. Os moradores se conhecem há anos, pois moram há muito tempo no mesmo local – o que torna a rua mais familiar. Aos 96 anos, Orlanda Ferreira Andreatta lembra de como os moradores da região eram humildes há mais de 50 anos atrás. Foi quando a família dela se mudou para uma residência na via, que tinha apenas um armazém na região.

Filha de Orlanda, Rose Andreatta, de 76 anos diz que a rua tinha muita lama e sujeira. A moradora, que também vive há mais de 50 anos na região, acompanhou a mudança da rua com a chegada do asfalto, sinalização e semáforo.

Mãe e filha concordam que a rua Joaquim Nabuco é segura e excelente para morar. Rose complementa que a vizinhança sempre foi harmônica.

A maioria dos moradores tem mais de 60 anos e vive no local desde quando a via foi fundada, 65 anos atrás. Existe um campo de tênis desativado que divide a rua em duas partes, a primeira e maior, com aproximadamente 580 metros, hoje conta com panificadora, distribuidoras, salão de beleza e outros comércios. Na segunda área, com cerca de apenas 80 metros, há dois comércios na esquina com a rua Monteiro Tourinho.

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem